segunda-feira, 25 de maio de 2009

Visita de Estudo ao Porto


Na passada sexta feira, dia 22 de Maio, alguns alunos da Classe de Orgao (Joana, Beatriz, Ricardo, Joao, Pedro, André) do IGL, acompanhados pelo Professor Antonio Esteireiro e por uma aluna da Escola Superior de Musica de Lisboa, Isabel Albergaria (Licenciatura em Orgao), foram visitar dois dos mais importantes orgaos da Cidade Invicta: o Orgão da Igreja da Lapa (1ª Figura) e o Orgão da Igreja do Marques (Nossa Senhora da Conceição).

Na Igreja da Lapa, houve uma inicial palestra dada pelo Organista Titular e Professor Filipe Verissimo, que referiu toda a história envolvente à construcção do Orgao da Lapa, pormenores e curiosidades. Explicou tambem todas as caracteristicas deste fabuloso instrumento (romantico-alemao).

Minutos depois era tempo para se fazer musica. Desde Incantion pour un jour Saint (Jean Langlais) tocada por Pedro Pombo até um Prelúdio de Bach, por Joao Gomes, passando pela Introdução e Passacaglia de Max Reger, por André Ferreira, vários estilos e epocas percorreram os vários minutos de música.

No final, o Professor Filipe mostrou tambem o interior do orgao, onde a Classe pode constantar certas caracteristicas nao visiveis por fora.

Tempo para descanso, depois de almoço seguiu-se a visita ao Orgão da Igreja do Marques:


Aqui foi o Professor Esteireiro que guiou a classe. Este orgao ja tinha caracteristicas completamente diferentes (este é um orgao romantico-frances). Para os mais entendidos da matéria, foi bastante curioso ver o positivo do orgao funcionar tambem como expressivo, aumentando assim as possiblidades de registação.

Cada orgao é um orgao, portanto a curiosidade de ver a sonoridade era muita, e como tal, procedeu-se de novo à rodagem das peças que os alunos traziam.

No final, era tempo de apanhar o Comboio de volta para Lisboa. Foi um dia agitado, animado, e acima de tudo, muita aprendizagem.

Em nome dos alunos que foram à visita, fica o sincero agradecimento ao Professor Antonio Esteireiro e ao Professor Filipe Verissimo!

Videos:

Introduktion und Passacaglia d-moll , Max Reger - André Ferreira

Sem comentários: