Faleceu hoje uma das mais notáveis figuras da nossa Música: Antoine Sibertin-Blanc, um dos maiores organistas da actualidade, titular na Sé Patriarcal de Lisboa há 51 anos...
Para além do grandioso e incomparável trabalho que desenvolveu como organista e professor, Sibertin-Blanc foi também responsável pela recuperação da música litúrgica portuguesa, nomeadamente do Canto Gregoriano. Dos importantes locais onde leccionou, destaca-se o nosso querido Instituto Gregoriano de Lisboa e também a Escola Superior de Música de Lisboa. Foi uma figura que influenciou várias gerações de músicos, em especial de organistas.
Como grande músico que era, conclui os cursos de Piano, Orgão, Improvisação, Direcção Coral, Canto Gregoriano e Composição... para verem como os génios também existem!!
Hoje, no entanto, o seu trabalho ficou concluído. Mas será isto um adeus a Antoine Sibertin-Blanc? Claro que não! A sua figura e a grande obra que nos deixou permanecerão para sempre na memória, assim como na História da Música... Sibertin-Blanc já é imortal.
Aqui fica a homenagem a um dos maiores organistas de todos os tempos...
"Por vezes há pouca inspiração, outras sai tudo naturalmente. O melhor é não
pensar antes. Tudo tem de vir automaticamente, segundo o sentimento do momento."
(A. Sibertin-Blanc)
Sem comentários:
Enviar um comentário