terça-feira, 11 de janeiro de 2011

E chegou ao fim mais um dia,

como sempre, cansativo. Hoje coube-me a mim mandar as crianças para a cama e certificar-me de que todas iam dormir e não andavam a passear pelos corredores e a ir roubar bolachas à cozinha.

Ainda ouvia os miudinhos a tocar violino e violoncelo e, ao longe, a fantasia improviso de Chopin. “Quem estará a tocar isto?... Bem, vou mas é deitar estes pequeninos.”

- Hey! Pessoal! É hora da caminha.

- Mas amanhã temos audição… – lamentou o Pedro.

- O importante é dormirem bem e já se está a fazer tarde! Amanhã acordam cedo, vá! Cama!

Olhei para o chão e estava cheio de papéis. Tinham estado outra vez na brincadeira, mas ia ser eu a limpar isto! Ai não mesmo!

- Oh crianças! – Eles pararam – Vocês os três aí. – Um deles era o Pedro.

- Hey! Eu não sou nenhuma criança, tenho onze anos. – respondeu um dos outros dois.

- Pré-adolescentes, aspirantes a pessoas, sei muito bem que vocês andaram aqui na galhofa e sujaram isto tudo! E agora? Quem vai limpar? Acham bem serem outras pessoas que não tiveram nada a ver com isto? Vá! Toca a andar! Os três a apanhar esta lixarada! Rápido!

Eles puseram os olhos no chão rapidamente e colocaram os papéis todos no caixote.

E lá foram para cima.

Entretanto, na entrada principal lá estava a Maria da Paz a tramar das suas.

- Maria, tu estuda, rapariga!

- Ai Magui! – Assustou-se. – Já sei. Tenho que trabalhar! Quais é que eram mesmo os trabalhos de ATC?

- Estão em cima da minha secretária. Tens autorização para entrar no meu quarto. Vai lá e vê se descansas.

- Sim, Magui. Obrigada. Boa noite.

- Boa noite, Maria. – Sorri.

Biblioteca vazia (o senhor Viana já saiu há umas quantas horas, o Jorge já enviou todos os mails que tinha a enviar e o Pombo já anotou todos os aviões que vão aterrar no aeroporto amanhã de manhã).

- Então, Gori? – o Igor vinha agora da sala de alunos.

- Elas estão a cantar… E eu já não consigo ouvi-las mais!

- Pois. Isto também já não são horas! Vai mas é dormir, que estás mesmo com cara de sono!

Apertei-lhe as bochechas, enquanto dizia “Gori Gori Gori”, e ele riu-se e subiu.

Na sala de alunos estava o grupinho das meninas do secundário: as Lauras, Mafaldas, Joana, etc. Tinham uma peça de formação musical nova e não se calavam.

Só me ria com a cara de pânico do Daniel a ouvi-las e a tentar perceber alguma coisa de informática/computadores ou lá o que é! Pff… Essa malta do técnico… ahah. A Margarida, por sua vez, estava entretida com projectos para a AE e com phones, pelo que não deu por nada.

- Meninas, cuidado agora para não fazerem muito barulho que os pequeninos vão dormir e têm audição amanhã. – disse-lhes eu.

- Desculpa, Magui. Já estamos a acabar. Boa noite. – responderam.

Saí da sala de alunos, virei a esquina e o Francisco estava a descer as escadas. Tinha ido buscar o caderno de Estabilidade de Voo para estudar, enquanto me fazia companhia.

Fomos ver, então, lá atrás a sala 5 e a de professores. Tudo vazio.

Quando fomos ao salão, encontrámos a Beatriz. Era ela que estava a tocar o Chopin. Fiquei estupefacta. Bolas! Passamos horas com as pessoas (lembro-me tão bem quando o André lhe tirava dúvidas de Matemática de 9ºano…), falamos sobre as opções para o futuro, mas não imaginamos muitas vezes o quanto têm para dar. Uma coisa é certa: gostámos muito de a ouvir.

Entretanto, foi dormir. E aos poucos toda a casa começou a sossegar.

Voltámos para dentro e vimos o Luís e Carolina a subir, ao mesmo tempo que se picavam mutuamente… Típico. (Será preciso comentar mais? Toda a gente está a pensar o mesmo que eu, right?).

O Jorge e a Filipa já tinham subido para os quartos havia alguma tempo,

Da cozinha ouviam-se gargalhadas a aproximar-se. Claro está! Hoje, o Ricardo e o Tiago tinham ficado encarregues de deixar tudo limpo e a mesa posta para o pequeno-almoço.

- Bem, Ricardo, bora mas é lá para cima que estamos aqui a mais! – disse o Tiago. O Ricardo riu-se, concordando.

- Boa noite, meninos. – respondi com um sorriso.

Voltámos então para a Sala de Alunos, já sem ninguém, e lá ficámos aconchegados no sofá em frente à televisão (ligada na mezzo, é claro). E então comecei:

- Sinto a falta deles… Era tão bom quando eu entrava na sala de alunos e o Alberto estava a dormir e eu atirava-me para cima dele! Ele ficava fulo! E os risos da Laura que se ouviam logo à entrada do gregoriano… E a Teresa sempre no seu mundo a estudar. E o André…

- Já para não falar da Bayley! Opah… Tenho tantas saudades dela! E a Ana faz-me tanta falta… - disse o Francisco.

- Nhaca… É o tempo! Não gosto do tempo! Porque é que não parámos há dois anos? Estava no 12ºAno, não fazia nada, estudava mais piano, passava mais tempo aqui…

- Sabes perfeitamente que não era isso que tu querias…

- Pois não!... Mas estão todos a ir embora… Foi o Tiago, a Bá, depois a Ana, o André, a Laura, a Teresa, o Alberto… Até o Afonso mudou de freguesia! E para o ano…? Ainda cá fico. Bolas! Sinto-me velha.

- Não vale a pena pensares nisso agora.

Abraçou-me, deu-me um beijo na testa e ali ficámos.

É estranho pensar que para o ano vai mais uma grande dose de gregorianos embora e que no ano a seguir a esse vou estar nesse grupo...

Acho que o melhor a fazer é aproveitar estes dois últimos anos ao máximo!!!!!!!

Magui

4 comentários:

Alberto disse...

Acho pouco realista a parte dos putos fazerem o que tu mandas.

De resto, nice. Mas tem cuidado com isso de falares de te atirares para cima de mim com o teu namorado, que eu prefiro ser discreto.

Magui disse...

acredita que os miúdos obedeceram mesmo!!! é baseado em factos reais! eles fizeram o que eu mandei.

E tens razão, beti... vou tentar esconder melhor esta nossa relação!... :D

Anónimo disse...

"Voltámos para dentro e vimos o Luís e Carolina a subir, ao mesmo tempo que se picavam mutuamente… Típico. (Será preciso comentar mais? Toda a gente está a pensar o mesmo que eu, right?)."

Not right Maria Guilhermina! Mas tirando isso... ADOREI! :D

Carolina

Magui disse...

xD oh! eu tinha que meter qualquer coisa do género!! ahah!