quinta-feira, 10 de junho de 2010

A entrada para o palco…

Existem três loucos da cabeça que me fizeram chorar com a experiência e um profundo obrigado pela existência da vivenda da Avenida 5 de Outubro.

Eu sei que para mim foram apenas três anos. Mas foram três anos. E três anos são muitos dias. Mas acho que falar deste último ano é falar como o André, a Ana e a Laura falaram do Gregoriano… Falar de uma…segunda casa.

Nunca tinha compreendido, nunca tinha sequer pensado que isso era possível. Sentir-me completamente confortável noutro sítio que não a minha casa - Fala a menina isolada do mundo, que desliga de 2 em 2 segundos, e que sempre encontrou conforto no silêncio de estar sozinha.

Esta segunda casa, fez-me crescer musicalmente (diria que em 11 anos de aprendizagem, foi sem dúvida neste ano que cresci mais), mas sobretudo como pessoa. E isso foi graças às pessoas que me acompanharam ao longo deste processo. Porque aprendi imenso com elas, porque me deixei conhecer e conheci-as, e vi, ouvi e partilhei alguns dos melhores e dos piores momentos. Agora sinto-me como parte do grupo… Quando me sento numa cadeira na sala 2, para as aulas de ATC, ou quando dou dois passos à frente, e de repente estou a representar o melhor do IGL.

Obrigada Lala. Fazes parte de tudo… Vai sempre permanecer este obrigada profundo por me teres trazido aqui. Char<3

Obrigada Ana. Por gostares de mim, sobretudo. Por dizeres que tens uma prima de 1 ano e meio, que se chama Teresa, e que te lembra imenso eu, pelo ar fofinho :)

Obrigada André. Ou Mambo. Não te posso explicar o quão feliz estou por ti, por chegares lá fora e arrasares com tudo. Mas vou sentir imenso a falta de me pedires para fazer o pstpsttchikthciktlhmuaaaaah…

Obrigada Fipa. Adoro tudo em ti. É inexplicável a nossa amizade. De não percebermos nada do que a outra diz mas de estarmos sempre em sintonia.

Obrigada Fon. O fofo. Não desapareces… Foi isso que me assustou quando disseste aquilo na sexta-feira passada. Obrigada António. Maninho…que sempre me apoiaste e disseste que eu fazia as coisas bem. Obrigada Francis. Sobretudo por me abordares sempre de uma forma tão feliz. Obrigada Jorge. Por protegeres toda a gente de forma tão discreta. Obrigada Debi. Pela tua personalidade tão forte. Obrigada TiagA. Por seres a pessoa mais genuína e tão cavalheiro. Obrigada Magui. És das primeiras pessoas que conheci do Gregoriano, o meu primeiro mocho. Obrigada Rita e Zezinho. Pela companhia, pelas conversas, pelo apoio. Obrigada Margarida e Mafalda. São ambas lindas e grandes promessas. Não fazem ideia o quanto eu e a Filipa adorámos trabalhar ao vosso lado no Britten. Obrigada Carolina, Daniel e Isabel. Pela união nas aulas de FM. Obrigada Bá e Tiago O. Por serem um exemplo. Obrigada Ricky, Carolina Sá, Albi, Pombo, Luís, Leonor, Che e todas as pessoas que fazem parte do Gregoriano. Não me quero esquecer de ninguém… Gosto de toda a gente. Acredito que toda a gente seja importante, porque todos dão um bocadinho de si, e sobretudo, todos dão música à tal ‘segunda casa’.

E obrigada Armando. Por me ensinares a cantar… Ou seja, por me dares a conhecer ao mundo, e sobretudo, a mim própria.

Nunca há-de ser um adeus, porque vai sempre permanecer em mim esta experiência.

Mas por enquanto posso dizer enquanto sorrio... Até segunda!

Teresa.

10 comentários:

Mafalda :P disse...

Eu explico o que é que aconteceu quando vim ao blog (é que já não vinha cá há algum tempinho:)
Estava bem-disposta, ontem o concerto na ESML com o CC (e o resto, claro!) foi um espectáculo (para não variar); só quase à meia-noite é que (finalmente) consegui entrar na 2ª circular, por culpa do trânsito que havia para sair da ESML; cheguei a casa como sempre chego depois de um concerto na Sé : feliz, com as músicas ainda na cabeça (neste caso o Britten) e a maldizer os sapatos de salto alto; hoje, 10 de Junho, estava alegre por ser feriado, claro, e por não ter que "aturar" aulas de filosofia e educação fisica na escola... bom, entretanto à tarde venho ao blog e fico ainda mais divertida quando vejo o tesourinho deprimente (o Hino a Stª Cecília antes do nosso:), depois começo a ler o que está por cima, sucessivamente... e qual é o resultado? Simples.. ou não - é que uma pessoa apercebe-se que está quase (ou se não mesmo) a chorar!
Bom, a quem escreveu isto tudo, a verdade é que também deixam saudades aos que ficam... porque a vossa geração era, pelo menos para a minha, a marca do IGL, os "mais velhos" com quem falávamos, trabalhávamos, de quem ouviamos as conversas "medonhas" sobre ATC,... e é mesmo muito estranho imaginar o Gregoriano sem isso. Mas, pelo que me tenho apercebido, os "dinossauros" ficam lá presos para sempre - tal como os mais velhos falam de pessoas que eu não conheço, tenho a certeza de que daqui por uns anos, os mais novinhos também vão ouvir falar de vocês e perguntar-se quem era a Laura, a Ana, o André, a Teresa, a Filipa, o Alberto, o Jorge, a Rita, o Tiago, e outros...) - o que nós achamos obviamente descabido!!! Mas depois vai ser sempre assim, porque é o "Ciclus Gregorianus":) Sinceramente, acho que a geração da Associação foi a geração de ouro - portanto, é dever da NOSSA geração agradecer-vos a todos, por tudo, e desejar-vos a maior sorte do mundo, aos que vão e aos que ficam. Nós ainda por lá ficamos a segurar as paredes e a acabar ATC:) E é sempre aconselhável aparecerem por lá para ver se a Vivenda da 5 de Outubro ainda está de pé - ou então a D. Almerinda, a D. Lina e Companhia não vão conseguir controlar as "multidões" da sala de alunos; e porque, afinal de contas vocês são os pais da AEIGL, e trabalharam muito para que a sala de alunos ficasse mais espaçosa e com um sofá (não vale a pena pensar nas horas em que aquilo está repleto de mochilas e violoncelos...)!!! Resumindo, têm que lá aparecer de qualquer maneira! E era boa ideia colocar uma placa em homenagem aos "Fundadores da AEIGL"! :)
Mas, para já, Boas Férias a todos! (ou até Mafra...:)

Jorge F. Rodrigues disse...

Teresa, é tão verdade que o gregoriano nos torna não só melhores músicos, mas também melhores pessoas.
Gosto muito de te ouvir cantar. Mantenho na memória o teu "Quia respexit" na Sé.
*

Filipa disse...

:') Adoro-te! Fizeste-me chorar, sabes bem o que isso significa! Obrigada por tudo Te!

Luis disse...

É esse o espirito, Teresa!

Boa sorte
Bjsss

baGa disse...

Teresa... nem sei se hei de te dar um beijo na testa ou de te dar um calduço por me agradeceres por gostar de ti... minha anormal!! :P :)

Mafalda, as tuas palavras eram exactamente aquilo que precisava de ouvir... é bom saber que as próximas gerações vão dar continuidade ao nosso "trabalho" :) obrigada!

Magui disse...

...Querendo ou não... Não é só a oportunidade de fazer boa música com excelentes executantes que nos prende ao gregoriano... As amizades que nascem e crescem são... tramadas!
Sim! Tramadas!! Por causa dessas amizades estou nostálgica... e devia estar a estudar, mas estou aqui! Porque vocês me marcaram! E vão continuar a marcar, espero! Sim?... São todos excelentes músicos!! Tenho orgulho em ter-vos conhecido a cada um dos 4...
Obrigada por um dia terem entrado na minha vida!
Não sei ao certo como vai ser o próximo ano no nosso grequis... Vamos sentir um vazio enorme! O ano passado foi a Bayley... Este ano vocês... Mas lembrem-se! Aquela vai ser sempre a vossa 2ªcasa! E as donas hszdfvzskINAS (sim, porque quando já não tivermos dona Almerinda, dona Lina, dona Dina, vamos ter outras inas, de certeza!) vão ter sempre uma salinha para matarmos saudades da música que nos une.

Toi toi toi!

Adoro-vos! =)
Obrigada!

Magui

Debi disse...

oh bolas...

LL disse...

Eu voto Mafalda para Presidente! :')

Possante disse...

Obrigado eu! A ti e aos outros... :-)

Mafalda :P disse...

É incrível, já passaram 4 anos desde a publicação deste post... é incrível apreceber-me de que quem está a acabar (oficialmente) o gregoriano sou eu... é incrível ler isto novamente e estar a ter uma espécie de déjàvu, sentir que tudo o que aconteceu no gregoriano se passarou "ontem"... e é incrível e reconfortante saber que as boas recordações ficam guardadas para sempre, quer sejam mais antigas ou mais recentes. Não me vou alongar muito, até porque nem sei se alguém vai ver isto, passado tanto tempo. Mas quero apenas confirmar aquilo que disse há 4 anos a trás (o que é fantástico). Hoje os miúdos, que são aos montes, na mesma sala de alunos, ouvem falar em vocês, às vezes num nome, num acontecimento qualquer e perguntam: "Qual Teresa?", blá blá blá, "Qual André?", blá blá blá, "Qual Laura?", "Qual Ana?", "Qual Bayley"... e é nessas alturas que nós, eu pelo menos eu, nos apercebemos de que agora os mais velhos somos nós. O que é bom sinal, mas que deixa muitas saudades ao mesmo tempo. Podem ficar todos contentes, porque os miúdos do vosso tempo, não vos esqueceram, e o agradecimento que eu fiz há 4 anos atrás, continua presente e é para sempre. Se eu adoro o Gregoriano, se eu fiz tudo para aproveitar as disciplinas todas até à última, incluindo ATC, se o Gregoriano também é a minha segunda casa, é por tudo o que eu lá passei e ainda passo, é por tudo o que tive oportunidade de fazer, é por todas as pessoas que conheci e que conheço, por todos aqueles que me inspiraram e ajudaram a confiar. Espero que todas as gerações que passam pelo IGL, tenham a oportunidade de dar o exemplo e de serem lembrados pelos mais novos (bom, e pelos mais velhos também :). Resta-me dizer que o Gregoriano foi a "minha" escola, afinal de contas são 10 anos até agora e, se assim foi, foi porque eu quis... porque eu não concebia deixar e grogorianos e porque não houve nada (muito melhor) do que a grande experiência destes meus últimos dez anos. :)