sábado, 12 de junho de 2010

Finale allegro non troppo ma con brio

É assim, meus amigos, coisas destas não se fazem! Está uma pessoa no clímax do divertimento, na apoteose da diversão a ler desgravadas de Fisiologia quando pensa: “olha, vou ver se a Laurinha já meteu finalmente alguma cena no blog!” E pimbas!!! Depara-se uma pessoa com isto. Vejo um molho de palavras e fotos todas cutxi e penso “ai, toca a descer que eu quero é música!” Faço uma viagem a 1900 e troca o passo … e depois leio o primeiro testamento. E depois o segundo… E acabo a contar como a Laura, porque agora já estou no quarto! E depois os comentários, todos, todos, até conseguir parar os meus olhos e perceber que estes levaram a molha da sua vida! Sim, porque os homens também choram. E não é pouco!

Fico meia hora especado a olhar para o ecrã. Revejo nele a minha história gregoriana. Corrijo. A Nossa história gregoriana. A história que partilhei com tod@s e que promete acompanhar-me para sempre.

Merece um pequeno flash-back:

Chego ao Instituto com 10 anos e com 1/100 do cérebro actual, penso “uuui, estes aqui são tão graaandes” e começam às aulinhas.
Daí a 3 anos, entro na fase “AAAH, TIREM-ME DAQUI! ODEIO ISTO, QUE SECA, NÃO QUERO TOCAR, SOPRA TU NISSO MASÉ!”

E, de repente, tudo muda. Não me lembro bem porque, talvez uma sonata pirosa de Telemann, ou talvez já estivesse com um bocado mais de cérebro, mas o que interessa é que a partir daí começo a ver aquela casa de maneira diferente. Já não é só uma escola. É a casa onde toco, canto, atrofio, luto e vivo na companhia das pessoas mais importantes da minha vida.

Ana, a verdadeira criadora deste nosso espírito gregoriano! Obrigado pela tua força e resiliência (tinha que dizer esta palavra, desculpa!) e por seres a amiga sem tabus que para mim és. Bayley, muito mais do que uma rapariga prodígio, uma amiga para a vida. TiagoA, a minha oposição política no Instituto. BANDEIRINHAS!!! TiagoO, uma voz maravilhosa e um grande exemplo de serenidade e de dedicação incondicional, obrigado. Manel, apesar de não estares mesmo no greg, fazes parte da minha vida gregoriana e ainda é difícil imaginar o próximo ano contigo a “rebentar” com Inglaterra e nós aqui a ver! Há que aproveitar bem o tempo agora! Alberto, és tu e só TU. Nunca deixaste de surpreender com um comentário oportuno! Jorge, obrigado pela tua amizade e silêncio muitas vezes mais inteligente que qualquer coisa que se possa dizer. Raquel… VOLTA! Filipa, tudo em ti é queridinho (what can i do? Fazes-me pensar em diminutivos!) Francisco, obrigado pelos momentos únicos em que cada um lê o que vai na mente do outro. E pelas tuas opiniões e… boleias também!

André, um bacano que tal como eu ERA (cofcof) um bocado pó nerd e que conheci a jogar Magic! Para simplificar, és uma criatura Lendária, Avatar 20/25 com Haste e Trample, que quando entra em jogo mete todas as outras criaturas a gargalhar e que ressuscita compositores quando “ataca”!

Rita, das poucas pessoas que viveram comigo no greg desde o 1º ano. Desapareceste uns tempos, mas voltaste o ano passado para me deixares a tua marca. Para quando o nosso dueto?

Ricardo, o meu grande companheiro que sempre esteve a meu lado. Confio em ti como um irmão.

Té, na 6ª feira estava a tentar atenuar o que no fundo me fazia sofrer, a tentar simplificar e sistematizar as coisas. Olhá-las como normais, mas esqueci-me que também é normal chorar por elas. Nunca desaparecerei para ti!

Laura, felizmente é fácil mostrar o que sinto por ti. Basta uma palavra, tão simples e tão nossa que exprime tudo e muito mais do que possas imaginar. Hm-te.

Sinto que já tudo foi dito pelas quatro maravilhosas pessoas que iniciaram este despejo massivo e mútuo de nostalgia. Sinto que seremos para sempre os Gregorianos, os do Greg, aqueles que… wait for it… vão ao grego! Ah…ah…ah… [sorriso amarelo] NOT!

Sinto e sei que, como já foi dito, o Greg foi e continuará a ser a nossa segunda casa. Obrigado a todos!

Afonso.

3 comentários:

Francisco Moitinho disse...

Isto tá on fire. Sinto imensa vontade de escrever alguma coisa, mas não sei bem o quê. É que eu não me vou embora...

Magui disse...

Quando acabarem os exames, também quero escrever uma coisa destas!

Também não me vou embora, kikinho! E o fonfa também não.. Ainda vamos ficar uns quantos.. Mas não vai ser DE TODO a mesma coisa...

PS1: Adoro o título

PS2: O afonso ignorou-me! *snif* xP Mas eu gosto dele à mesma!

Afonso M. disse...

PS1: vou sair sim senhor.

PS2: não te ignorei. Já me basta é ter q te aturar todos os dias na fac! :p