sábado, 28 de fevereiro de 2009

Há coisas que não se explicam.

Meia-noite.


A hora de deitar dos mais novos já tinha ido há muito, e os mais velhos preparavam-se para dormir. Depois de deixar a Bayley na 32 às voltas com o Schütz, resolvi ir preparar-me para a vigia. BOLACHAS. Não conseguia decidir, portanto assaltei a despensa do último piso, incluindo as crackers especiais da Débora. Calmamente abri a porta do quarto delas: a Eunice tinha-se esquecido de apagar a luz, como sempre e a Mafalda fez-me sinal baixinho para a apagar. Sussurrei-lhe um boa noite e voltei à minha ronda. No meu quarto, a Filipa e a Teresa riem à gargalhada, a Rita estava outra vez a falar enquanto dormia! A Ana passava fotografias da Baixa para o computador comum e mandou-me 'aquele' olhar, temos mesmo que falar amanhã. Grunhi-lhes que falassem baixo que as outras queriam dormir e saí.

Nas escadas cruzo-me com a Magui e tenho um momento nostálgico.. quando entrámos para a escola primária e dançávamos juntas as danças regionais.. Quem diria que passados todos estes anos ainda estarias na minha vida..


'Porque é que estás a olhar assim p'ra mim?'


'Annhh? Nada, nada. Vá, vou lá p'ra baixo.'


'Olha, o Jorge está outra vez a verificar os números de série dos pianos, vê se fazes qualquer coisa, que aquilo dá um estardalhaço descomunal!'


'Ok, vou-lhe atiçar o Alberto aos calcanhares.'


Sorri. É incrível como esta família gregoriana nos consegue surpreender sempre. Conhecemo-nos todos tão bem, e mesmo assim.. É uma descoberta.


Piso dos rapazes.. Pelo som constante e calmo das respirações, está tudo bem.. Excepto como sempre os ténis do miúdo Bruno, atirados no corredor.


'Faz parte da ronda arrumar os despojos dos miúdos? Não há uma equipa para isso? Não estou na equipa de babysitting esta noite!' - Pensamentos nada simpáticos que me atravessam o espírito.. Continuo a descer.


'Leit'-com-choc'lat'-com-choc'laaaaat' - a Bayley continua na 32.


De resto, tudo calmo. As lâmpadas da parede da escada estão já fracas, mas essa luz tremeluzente ainda dá um ar mais acolhedor à nossa casa. Olho lá para baixo e verifico que mais uma vez ficaram cá os guarda-chuvas do Martin e do Cristiano.. Como de costume, passo no armário dos violoncelos e conto-os. 'Pareço o Jorge..', penso, sorrindo. Ok, tudo certo.


Desço finalmente ao piso térreo. Lá atrás estão o Tiago e a Raquel a conversar baixinho, resolvo não os incomodar e começo a tornar a Sala de Alunos um espaço mais agradável: pouso as bolachas em cima da mesa e ligo a televisão, dobro as mantas em cima do cadeirão e procuro a caixa dos medicamentos na nossa caixa. 'Aaahh, o meu reino por um Benuron!!', suspiro.

Depois vou à procura do Jorge na sala 18, seguindo o som daquele Lá.


'NEEEEEEERD! Ao menos vai prá biblioteca! 1,2,3!'. Gosto sempre de citar o Tozé, nestes momentos, parece que resulta!


'Aaai! Pronto, eu estava só a ver se..'




'TU VÊS ISSO DE CINCO EM CINCO MINUTOS! NEEEERD!'


Deixo-o a fechar o piano de cauda, e volto para a Sala. A Sala. A nossa Sala, em que tanto vivemos. Ainda me lembro do dia em que decidimos, numa reunião da AE, virar a mesa no outro sentido! A melhor decisão da AEIGL! Sento-me no sofá, o Benuron começa a fazer efeito. Uma sonolência imensa.. Deito-me sobre a minha almofada preferida e começo a cantarolar a Giovinetta que por acaso está a dar no Mezzo. 'NERD!', penso. Ainda por cima da Música Antiga! A Bayley devia estar aqui.. Mas eu .. agora tenho soooo...no..


*Ploc, plim! Tink!* Entreabro os olhos, vejo uma sandes de Nutella e um copo desfocados em cima da mesa e ouço um trautear de Michael Jackson lá ao fundo do corredor.. André!.. Mas porque é que ele não está a comer?... Uaaahh.. Tenho sono, que horas são? Quatro.. Quatro fatias de Panrico.. - Levanto-me a custo e vou ver.


'Para a melhor Presidente do mundo?' ... Mas? - sorrio, devagar - se ele soubesse a ajuda que me tem dado. Há coisas que não se explicam.. uma delas é porque é que me apetece sempre chamar-lhe irmão..


Volto para o sofá, aconchegando-me nos 2 cobertores e lençol que soube que tinha sido ele a pôr. Sorrio e digo baixinho - 'Boa noite. Minha família..', e adormeço feliz. Cansada, calma e feliz.

3 comentários:

Magui disse...

Fico feliz por fazer parte da tua vida! :D Fico feliz por fazeres parte da minha!
Tenho saudades nossas... mas sei que estaremos sempre presentes uma para a outra!
Obrigada! =)

(Quando o ódio se converte em amor, já não há volta a dar!! :P)

Jorge F. Rodrigues disse...

ok, eu admito que sou nerd!!
como isso é bem verdade xD

Anónimo disse...

Adoro este espírito do Gregoriano. Gostava de ver esta família alargar-se com o tempo. Gostava que esse espírito passasse de geração em geração nessa nossa casa. Passará certamente.
Ah, e sim, o Jorge é nerd. :P